Serviço Social

APAE de Itapetininga/SP: Serviço Social

Serviço Social

O Serviço Social é o setor integrante da APAE responsável pelo atendimento e apoio social às famílias dos alunos atendidos, tendo como objetivo promover a autonomia, proporcionando melhor qualidade de vida das pessoas com deficiência e sua interação familiar, trabalhando na defesa e garantia dos direitos.

A Assistente Social compõe a equipe multidisciplinar que conta ainda com Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional e Psicólogo.
ATRIBUIÇÕES DO ASSISTENTE SOCIAL

- Participar do Processo de Avaliação de entrada e desligamento dos alunos, realizando estudos de casos em parceria com os demais membros da equipe.
- Coordenar e supervisionar estágios de estudantes de Serviço Social .
- Orientação e preenchimento para requerimento de BPC aos alunos de baixa renda.
- Recadastramento anual para atualização de dados - Atendimento individual e em grupo de alunos.
- Realizar visitas domiciliares para conhecer e acompanhar a realidade e vulnerabilidade social de cada família, identificando os fatos que possam interferir no atendimento ao aluno.

- Atendimento as famílias com a finalidade de acolher, apoiar, orientar, bem como desenvolver ações para o fortalecimento dos vínculos afetivos.
- Acompanhamento das famílias em especial as que se encontram em situação vulnerável de vida e quando necessário realizados encaminhamentos ao CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Fórum, Defensoria Pública, Delegacia da Mulher, etc.
- Participação em reunião de pais , equipe técnica e pedagógica
- Assegurar e viabilizar aos alunos e seus familiares encaminhamentos e orientações aos programas sociais.
- Fazer o levantamento de recursos disponíveis na comunidade para possível utilização no encaminhamento de alunos e melhoria das condições sociais das famílias orientando-as sobre o trabalho desenvolvido pela entidade com os seus filhos, procurando envolve-las no processo educativo da escola.
- Discutir junto á equipe multidisciplinar, informações relevantes sobre a questão socioeconômico apresentando os resultados da atuação da Assistente Social.

A Psicóloga e a Assistente Social coordenam na entidade o Projeto Escola com a participação de cinco alunos onde são trabalhadas regras e normas, bem como a independência e autonomia.

O trabalho da Assistente Social não se completa apenas nos instrumentais oferecidos, este profissional deve se basear na defesa e garantia dos direitos do cidadão adquirindo conhecimento em sua área para que possa atuar em situações diversas na defesa do interesse do aluno.